Preenchimento das tabelas

Orientações Gerais para a organização das informações:

  1. Para iniciar o trabalho de preenchimento das tabelas, a primeira informação que deverá ser adicionada é a “Composição de todo o Corpo Docente do Departamento em __/__/__”. Neste caso, a Unidade definirá uma data específica, dd/mm/aaaa. Ao definir esta data, como consequência, a Unidade terá definido uma “fotografia” da composição docente dos Departamentos (ou da Unidade, Museu ou Instituto Especializado como um todo), assim, toda a informação que alimentará as várias linhas será sempre com base na indicação dos docentes presente na fotografia. Portanto, se no dia definido houver 5 docentes, eles serão sempre elencados nominalmente nas tabelas 1-4 (há uma única exceção que será mencionada no item 3).
  2. Com base nessa fotografia de docentes, o período de 5 anos dirá respeito às produções elencadas. Por exemplo, na tabela 4 as atividades da coluna C e D serão as realizadas no interstício especificado nos balões de comentários. Com isso temos, assim, duas naturezas de datas: (i) para o cômputo dos docentes indicados, a data definida; (ii) para o cômputo das atividades elencadas, ou contabilizadas, o período de 5 anos.
  3. A exceção mencionada se dá apenas no seguinte caso: quando os critérios da Unidade estabelecerem uma regra que leve em conta a pontuação da produção docente do Departamento e, por conta de suas próprias fórmulas, contabilize docentes que se desligaram da Unidade no período. Unicamente neste caso as tabelas deverão, nas últimas linhas, elencar com destaque (por exemplo com cor de letra diferente) os docentes que não compõem a fotografia apontada na data escolhida, mas que são apresentados unicamente porque suas produções foram levadas em consideração no momento do cálculo da produção docente, por força dos critérios.
  4. A tabela 5 deve expressar a “fotografia” do corpo docente, conforme especificado acima, e não faz menção aos 5 anos.
  5. A tabela 6, por outro lado, pede que sejam indicados os concursos de Professor Titular realizados no período de 5 anos, e  não se espera a indicação dos concursos de Titular abertos no ano de preenchimento das informações.

Orientações específicas para cada tabela

Tabela 3

1. No item “Nº de Projetos de Pesquisa com apoio de agências de fomento”, podem ser incluídos os projetos, dos alunos orientados, no período que receberam bolsa?

R: Não, devem ser registrados apenas os projetos de pesquisa que obtiveram apoio de agências de fomento. As informações sobre bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado já são computadas nas colunas em que se registram as orientações concluídas.

2. No item “Produção Científica – Trabalhos Completos em Eventos”, deve-se informar os resumos publicados em anais de congressos e periódicos?

R: Devem ser incluídos artigos completos publicados em anais de eventos, com revisão por pares, categoria muito comum e importante de publicações científicas em áreas como Engenharia e Computação. Não devem ser incluídos resumos publicados em anais de congressos e periódicos.

3. No item “Produção Científica – Periódicos Indexados (ISI)”, devem ser listados apenas os artigos científicos publicados em periódicos indexados na base ISI ou devem ser incluídos, também, os publicados em periódicos indexados em outras bases?

R: A CAA contabiliza os artigos completos publicados em revistas científicas com corpo editorial e revisão por pares, indexadas em bases conhecidas, não necessariamente a ISI. A CAA entende que a diversidade de áreas de atuação da Universidade resulta em especificidades típicas de cada especialista. Neste sentido as Unidades devem indicar, como nota ao final da Tabela 3, quais os critérios adotados na contabilização dos artigos publicados.

4. No item “Nº de Projetos de Pesquisa com apoio de agências de fomento – Membro de Equipe (projetos grande porte)”, o que se entende por projetos de grande porte? São aqueles projetos com muitos pesquisadores envolvidos ou são projetos que envolvem altos recursos financeiros?

R: Por projetos de grande porte entendem-se aqueles desenvolvidos em rede de colaboradores, como por exemplo, Projetos Temáticos ou CEPIDs, no âmbito estadual, Projetos PRONEX e Institutos do Milênio, em âmbito nacional, ou mesmo projetos internacionais, como os apoiados pela Comunidade Européia, nos quais o docente é membro da equipe ou coordenador. O montante financeiro envolvido não é, necessariamente, o que define os projetos de grande porte.

 

Tabela 2

5. No item “Carga Horária Semanal Média em Disciplinas ministradas”, como deverá ser feito o cálculo da carga horária semanal média em disciplinas ministradas na pós-graduação?

R: A carga horária semanal média deve ser calculada como o número total de horas-aula ministradas pelo docente no ano, dividido por 30 (número de semanas letivas no ano), tanto na graduação como na pós-graduação.

6. No item “Nº Alunos Orientados e/ou Supervisionados – IC”, as orientações de monografias podem ser consideradas como Iniciação Científica?

R: Não, este item deve conter somente orientações de iniciação científica.

7. No item “Nº de Alunos Orientados e/ou Supervisionados – IC”, deve-ser citado apenas o número de alunos orientados na IC com bolsa ou pode ser citado, também, a orientação e supervisão dos alunos monitores sem bolsa?

R: Devem ser incluídos apenas os alunos que estão sendo orientados em programas de Iniciação Científica, com ou sem bolsa; supervisão de estágios ou monitorias não devem ser incluídos.

 

Tabela 2

8. Se a Unidade tiver Professor Associado em RTC, docente em outra Universidade, deve-se informar apenas a produção e os bolsistas de Iniciação Científica vinculados à USP ou pode-se considerar, também, os dados vinculados à outra instituição?

R: O objetivo da CAA é avaliar o mérito e excelência acadêmica dos potenciais candidatos ao cargo de Professor Titular. Desta forma, as Tabelas devem ser preenchidas com toda a produção acadêmica e científica dos associados, tanto na USP quanto externa.

 


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